Sobre

A Associação Juvenil Ideias que Transformam a Realidade, ou AJITAR, é uma associação juvenil, sediada na Freguesia de Palmela. Contando já com quase 11 anos de história, esta é uma Associação quem tem vindo a conseguir adaptar-se às mudanças sociais.

A AJITAR foi criada inicialmente, por um pequeno grupo de jovens que queriam dinamizar Palmela, através da criação de eventos musicais. Depois de irem a Paredes de Coura estes jovens inovadores e corajosos decidiram que seria possível criar um evento de dimensões semelhantes em Palmela. Desta forma, o seu primeiro grande evento foi o “Verão Palmelão”, em 2005, festival de música rock portuguesa que contou, na altura, com a presença de grandes nomes da música portuguesa atualmente, como os “Linda Martini”.

Mais tarde foi a vez de trazes a música eletrónica a Palmela. E foi assim que em 2006 surgiu o primeiro Palmela Beat. Inicialmente integrado no Março a Partir, promovido pela Câmara Municipal de Palmela, este evento marcou uma geração de “Palmelões”. Ganhou identidade própria, sendo, ainda hoje, um dos maiores acontecimentos de música eletrónica alternativa no concelho de Palmela.

 

Ao longo do tempo a AJITAR manteve a sua aposta na música e cultura, com a continuação da promoção de eventos musicais como o Verão Palmelão ou o Palmela Beat ou com a promoção de Jam Sessions na Esplanada do Castelo de Palmela (Parque Venâncio da Costa Lima).

O Palmela Beat foi, em tempos o evento de abertura do Março a Partir, tendo tido até 2 dias. Era, na realidade, um verdadeiro festival de música eletrónica aqui em Palmela. Este evento chegou mesmo a ser um grande evento na região da grande Lisboa, sendo referido em vários sites e blogs de referência.

Integrados no parque natural da Arrábida, era impossível que os jovens da AJITAR não demonstrassem interesse em atividades de âmbito ambiental. Foi assim que nasceram as caminhadas com recolha de lixo – o Eco Ajitar – as caminhadas pela Serra do Louro e serra da Arrábida com recolha de sementes ou os projetos de reflorestação da Serra, que deixaram uma grande marca na AJITAR de hoje e que foram e continuam a ser uma grande preocupação para os jovens integrantes na Associação.

Em 2013 Moinho do Parque Venâncio Ribeiro da Costa recuperado, no âmbito do Plano de Ação “Recuperação e Dinamização do Centro Histórico de Palmela” foi cedido pelo Município de Palmela à AJITAR para funcionar como sua sede.